A Agência de Marketing Digital Plano W também está nas redes sociais

+

Google – O deus da Tecnologia

5 junho / 2013
planow 15255 Views 0 like Notícias Plano W No Comments

Google Todo Poderoso

Quem acompanha o mundo da tecnologia sabe um pouco sobre a capacidade e potencial que essa grande empresa chamada Google tem em seu poder. Mas será mesmo que nós temos noção desse grande potencial? Você já parou para pensar na quantidade de informações que o Google possui?

Muitos nem sabem, mas o Google rastreia todos os seus passos  na internet se você usa qualquer uma de suas plataformas seja ela o Youtube, Gmail, Pesquisa, Tradutor, Google Chrome, Google Maps, e inclusive dentro dos sites que aparecem em seus mecanismos de busca. O fato é que de uma forma ou de outra o Google estará sempre monitorando os usuários da internet para oferecer-lhes serviços e publicidades de acordo com os seus interesses precisos.

Uma de suas maiores receitas provém do Google Adwords, que é um sistema criado pelo próprio Google para venda de anúncios direcionados ao público alvo da empresa anunciante. Por exemplo, se você se interessa por carros, o Google lhe apresentará anúncios relacionados ao mercado automobilístico. Se você se interessa por roupas femininas, o Google somente lhe mostrará anúncios da moda feminina.

Para saber o que o Google sabe sobre você, temos algumas opções:

- Acesse o link http://google.com/ads/preferences e veja o que o Google acha de você. Gênero, idade, interesses, idioma, etc;

- Outra opção é o Google History, que apresenta um histórico seu da web. O Google alega que com essa ferramenta ele consegue lhe apresentar os resultados de busca mais próximos do que você procura. Por exemplo, se você procurar pela palavra-chave “Puma” ele conseguirá definir se você procura pelo animal ou pela marca através desse histórico e lhe apresenta os resultados de acordo com os seus interesses.

- A terceira opção é o Registro de Atividades da sua conta, onde você deve permitir ao Google fazer esse rastreio e aí sim ele saberá tudo sobre você.

- A quarta opção é o Dashboard do Google, que possui todas as informações de suas atividades nos serviços do Google, incluindo qual é o modelo e marca do seu smartphone, seus contatos, sua agenda, quantidade de aplicativos instalados, quantidade de e-mails na caixa de entrada, quantidade de vídeos no youtube, etc.

 

Algema do google

Imagem: Jesus Diaz – Giz Modo

Os serviços que o Google oferece

Jamais vamos saber o que se passa por trás dessa grande empresa e quais são as suas pesquisas e inovações. Tentar saber algo desse “Mundo Google” seria dar um tiro no pé. O que sabemos é somente o que eles querem que a gente saiba, e nada mais além disso.

Está previsto para o final de 2013 o lançamento do Google Glass, um óculos que será capaz de reunir todas as suas informações diante dos seus olhos, ativado por comando de voz. Você já deve ter passado por alguma situação algum dia onde estava sem computador ou celular por perto e precisava dele naquele exato momento. Com os óculos do Google você estará sempre equipado de tecnologia, basta acenar para o óculos ou dizer um comando que ele responderá.

Com isso você poderá encontrar uma pessoa na rua e já saber o nome dela, onde ela trabalha, se ela está em um relacionamento ou não, tudo por reconhecimento facial. E é aí que eu te pergunto… onde está a nossa privacidade? Estaremos escravos dessa tecnologia para sempre?

Em 2018 veremos o lançamento do carro que levará você ao seu destino sem que tenha sequer um motorista no comando, tudo através de sensores instalados no carro e guia através das rotas do Google Maps. Com isso o Google recolherá todas as suas informações de trajetos percorridos, horário de saída, horário de chegada, quais são os destinos mais comuns, com que frequência você viaja, quais os dias que você mais viaja, etc.

Um dos serviços do Google permite aos webmasters a instalação de um código de rastreio em suas páginas, onde os sites monitoram todas as suas ações e todos os dados a seu respeito como cidade, tempo de duração na página, sistema operacional, como você chegou até o site, o que você fez no site, etc. Com isso os donos dos sites sabem tudo o que você fez no site, e todas essas informações são armazenadas nos sistemas do Google.

Veja todos os serviços que o Google oferece em sua plataforma e analise quais você usa e quais você não usa. Certamente você já usou ou usa pelo menos 1 desses serviços, o que cabe ao Google o direito de monitorar os seus passos.

O carro do Google que dirige sozinho

Conclusão

Será que estamos preparados para sermos “marionetes” do Google? Será que essas tecnologias estão vindo para ajudar as nossas vidas ou será que seremos prisioneiros dos serviços oferecidos pelo Google?

Podemos dizer que o Google é o criador e deus da tecnologia? Por enquanto só nos resta esperar para ver o que vai acontecer, e se você não quiser ser monitorado, desligue o seu computador, venda seu celular e nunca mais faça pesquisas no Google ou utilize o Mapa para traçar suas rotas de viagens. Eu diria que isso é praticamente impossível!

Tagged with:

Leave a Comment

Please keep in mind that comments are moderated and rel="nofollow" is in use. So, please do not use a spammy keyword or a domain as your name, or it will be deleted. Let us have a personal and meaningful conversation instead.